quinta-feira, 27 de maio de 2010

Conhecer e duvidar......

Dentre o universo imaginário, virtual e surreal da rede é inúmeras as possibilidade de conhecer e duvidar. Como profissional da educação, conhecimento é algo agradável, sensível, espetacular, além de medonho, bruto, grodesco. Nessa ótica, procurei sites e links capazes de dar respostas à algumas de minhas angustias.

De impacto www.mec.gov.br/artigos

POR UM SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Este texto apresenta um pouco da história do Plano Nacional de Educação e várias ideias do Professor Jamil Cury para subsidiar a elaboração de um novo PNE (2011—2020) que seja enxuto, federativo, democrático e complementado por uma Lei de
Responsabilidade Educacional.

ENTREVISTA:
Todos Pela Educação: Essa lei deve estar vinculada a uma Lei de Responsabilidade Educacional?
Jamil Cury: Sim. A lei de responsabilidade educacional existe, mas está espalhada. Então, há a primeira dimensão, com a Lei do Dutra em 1950. Em 1988, a Constituição incorporou a Educação como direito público subjetivo, que vinha sendo defendido até a década de 30. A LDB reforçou esse direito público e subjetivo para Educação
Obrigatória e o ECA trouxe ainda mais alguns incrementos. De maneira que há vários instrumentos, mas separados. Uma Lei de Responsabilidade Educacional visa, de um lado congregar esses dispositivos existentes e, de outro, estabelecer novos. E isso pode ser feito agora, no momento que for feita a regulamentação da EC 59/09. (CURY, Carlos Roberto Jamil. Por um sistema nacional de educação. 2009 P. 38)



Inicie pelos vídeos na rede, http://www.baixandolegal.org/ neste site as possibilidades de encontrar documentários, ação, emoção, fraude e contradições produzidas pela sociedade é quase infinita.

Em seguida, http://www.wikipedia.com/ como site de pesquisa histórica-teorica-conceitual construído pelos próprio internautas. Neste site é possível discernir, captar, concatenar os vários conceitos que orbitam numa mesma palavra.

Não muito distante dos supracitados, o site do MEC http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ representa a legitimidade da informação, até porque é administrado institucionalmente pelo governo e suas autarquias (parceiras) tal como as escolas, centro de pesquisas, universidades/faculdades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário